segunda-feira, 31 de março de 2014

O PROMETIDO É DEVIDO

Conforme combinado aqui fica a proposta de correção do teste.

GRUPO I

1.1 Foi o dia da queda da Bolsa de Nova Iorque ou Wall Street Crash.

1.2 Prosperidade aparente da economia americana: elevada produção agrícola e industrial, elevadas cotações das empresas na Bolsa atraindo cada vez mais compradores que faziam subir ainda mais o preço das ações, o que já não correspondia ao valor real das empresas.

2.1 Vivia-se um período de grande produção fruto dos novos métodos de racionalização do trabalho e da concentração de empresas, produzindo mais do que se consumia, o que levava à acumulação de stocks e baixa de preços (deflação), o que trazia grandes prejuízos para as empresas.
Quando grandes possuidores de ações tentaram vendê-las antes que o seu valor diminuísse demasiado, a Bolsa entrou em colapso, provocando a ruína de muitos acionistas, a falência de muitos bancos (que viviam dos empréstimos para a especulação bolsista)  que arrastaram consigo as empresas que dependiam do crédito bancário. O desemprego aumentou, iniciando um ciclo de desemprego, diminuição do consumo, mais falências e mais desemprego. Daí a queda abrupta da produção industrial no ano de 1929, visível no doc. 2.

3.1 Devido à situação visível no gráfico (doc. 4), pode-se constatar que à medida que se verifica uma diminuição da produção industrial, graças à falência das empresas, o desemprego aumenta provocando a ruína e consequente miséria das populações que, perdendo os seus empregos, perdem as casas e todos os seus bens, sobrevivendo sem qualquer tipo de ajuda social (subsídios ou indemnizações) nos bairros de lata, em pobreza extrema (doc. 3), rodeados pela doença e criminalidade.

GRUPO II

1.1 Devido à má situação económica em que a Alemanha se encontrava, após a 1ª guerra mundial, e às "dificuldades resultantes do Tratado de Versalhes" (doc. A), existia um grande descontentamento por parte da população alemã que acabou por acreditar nas promessas feitas pelo Partido Nacional Socialista (Nazi) de "acabar com a falta de trabalho e com a miséria de 6 milhões de desempregados" (doc. A) e nas ações de propaganda de arranjar trabalho e boas condições de vida para todos os alemães (doc. B).
Tirando partido do desespero de tantos milhões de pessoas, o Partido Nazi conseguiu ser eleito e chegar, assim, de forma legítima, ao poder.

2.1 Doc. C - Totalitarismo; Doc. D - Racismo

2.2 No fascismo italiano podiam ser referidas as seguintes características: anticomunismo e antisocialismo; antiparlamentarismo; totalitarismo/desprezo pelas liberdades individuais; nacionalismo; culto do chefe; unipartidarismo; corporativismo; autarcia.
No nazismo alemão podiam ser referidas todas as características do fascismo italiano (com excepção da autarcia e do corporativismo) e ainda: racismo/antissemitismo; expansionismo (na sua versão imperialista - lebensraum - o "espaço vital").

2.3 Doc. G - Mussolini; Doc. H - Hitler; Doc. I - Estaline.

2.4 Deveria ligar-se o fascismo a Mussolini, o nazismo a Hitler e o estalinismo a Estaline.

2.5 Podiam referir-se como características comuns o culto do chefe, o unipartidarismo (ou política do partido único) e o totalitarismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário