quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROPOSTA DE CORREÇÃO DO TESTE

GRUPO I

1.1 C; B; E; A; D.

2.1 Três das motivações dos países europeus para levarem a cabo o novo colonialismo e imperialismo estão bem visíveis nos documentos apresentados. Uma delas é a missão civilizadora que os países europeus pensavam que era da sua responsabilidade, uma vez que se consideravam superiores a todos os outros e a sua cultura era a melhor e a mais evoluída (doc. 2). A outra é "para se abastecer de matérias-primas" (doc.3) e a última "ampliar os seus mercados" (doc. 3) para vender os seus produtos industriais pois "os mercados europeus estão saturados" e é preciso "encontrar consumidores noutras partes do mundo" (doc. 4).
 
3.1 O principal objetivo da Conferência de Berlim era a partilha de África pelas potências europeias.
 
3.2 A Conferência de Berlim estabeleceu o princípio da ocupação efetiva dos territórios, em que as metrópoles tinham de "assegurar (...) a existência de uma autoridade suficiente para fazer respeitar direitos" (doc. 5).
 
3.3 Portugal tinha a ambição de aumentar os seus territórios em África e apresentou uma proposta para ligar Angola e Moçambique pelo interior do continente, projeto a que deu o nome de Mapa Cor de Rosa (doc. 6). No entanto, a Inglaterra opôs-se a este projeto português, por ir contra os seus interesses em África, e fez um ultimato: ou Portugal abandonava a ideia ou a Inglaterra cortava relações diplomáticas. Portugal acabou por ceder.
 
GRUPO II
 
1.1 Duas das principais causas da I Guerra Mundial foram: as rivalidades económicas entre os países europeus, de que são exemplo a Inglaterra e a Alemanha. "Há na Europa duas grandes forças opostas (...), duas grandes nações" (doc. 7) que procuram impor o seu domínio comercial. "Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje" (doc. 9). Outra causa foi a política de alianças que se observa no mapa do doc. 8 e que acabou por dividir os países europeus em dois grupos opostos.
 
2.1 A I Guerra Mundial decorreu em três fases distintas: uma primeira fase de guerra de movimentos (1914-15); uma segunda fase de guerra de trincheiras (1915-1917) e uma última fase de nova guerra de movimentos (1917-18).
 
2.2 Três das novas armas usadas pela primeira vez na I Guerra Mundial foram os carros de combate (ou tanques), os aviões, os submarinos (e outras alternativas como armas químicas e metralhadoras).
 
3.1 A I Guerra Mundial teve consequências devastadoras e profundas. Como podemos observar no mapa do doc. 12, após a guerra a Europa sofreu grandes modificações no seu mapa político tendo-se desmembrado antigos impérios, como o Alemão e o Austro-húngaro, e tendo surgido novos países, como a Polónia, a Áustria e a Hungria.
Outra das consequências foi o elevado número de mortos e feridos em resultado da guerra (doc. 13), o que provocou uma grande quebra demográfica na Europa.
Finalmente, uma terceira consequência foi a decadência económica e política da Europa (doc. 14) que devido à destruição de muitas das suas cidades, à perda de população e à destruição do seu tecido produtivo (fábricas, campos e infraestruturas) viu a sua hegemonia ser substituída pelos Estados Unidos em ascensão.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário