quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PROPOSTA DE CORREÇÃO DO TESTE

GRUPO I

1.1 A - guerra mundial;  B - jazz;  C - cinema;  D - anos vinte;  E - rádio;  F - cultura de massas; E - de massas. (7)

1.2 Os mass media que contribuíram para a difusão da cultura de massas foram a imprensa, a rádio e o cinema (doc. 3). (2)

1.3 Nas primeiras décadas do século XX, a mulher adquiriu um novo lugar na sociedade ocupando postos de trabalho, muitos deles ocupados até à altura exclusivamente por homens (doc. 1), lutando pelos seus direitos civis e políticos, como o direito de voto (doc. 2), e exigindo um tratamento igual ao dos homens na política, na sociedade e na família. Acede à educação e movimenta-se nos círculos intelectuais e científicos bem como no mundo do espetáculo, das artes e na vida social (doc. 4). (20)

1.4 Após a I Guerra Mundial desenvolveu-se uma massificação dos costumes, gostos e ideias. É uma cultura de massas para a qual contribuíram largamente os mass media - imprensa, rádio e cinema - (doc. 3). Desenvolveram-se espaços de entretenimento onde se acedia a todo o tipo de bens de consumo, se esquecia as preocupações e as devastações provocadas pela guerra e onde se vivia intensamente (doc. 5), abandonando-se os antigos valores tradicionais da família, casamento e religião. (20)

GRUPO II

1.1 As correntes artísticas das pinturas apresentadas nos documentos são: Cubismo (doc. 1), Abstracionismo (doc. 2), Surrealismo (doc. 3) e Expressionismo (doc. 4). (4)

1.2 Esta questão dependia da escolha feita por cada um dos alunos. Deviam escolher uma das quatro tendências artísticas enumeradas na questão anterior e caracterizá-la sumariamente:
Doc. 1 - Cubismo: decomposição do espaço tridimensional e geometrização da realidade;
Doc. 2 - Abstracionismo: na sua vertente geométrica, apresenta-se uma pintura limpa, ordenada, desprovida de acessórios e inutilidades; exprime a função social da arte como realidade pura que apenas apresenta o essencial;
Doc. 3 - Surrealismo: projeção do inconsciente na obra de arte, explora o psiquismo do autor. Retrata o inconsciente do sujeito humano através de uma realidade alternativa;
Doc. 4 - Expressionismo: sobrevalorização das angústias da existência humana através da alteração das formas (bem patente na obra através da deformação do rosto humano). Utilização dramática dos tons fortes e de ambientes pesados. Rejeição dos modelos clássicos. (20)

1.3 A corrente artística que influenciou o autor na pintura apresentada no doc. 5 é o Cubismo. (1)

1.4 Os principais materiais utilizados na nova arquitetura modernista eram o vidro, o cimento e os elementos metálicos. (6)

1.5 Os principais objetivos da corrente arquitetónica funcionalista eram por um lado gastar menos dinheiro (numa época em que este não abundava na Europa - pós guerra) mas mantendo uma construção de boa qualidade. Para isso contribuiu a utilização de materiais menos dispendiosos, a utilização de coberturas planas e a ausência de elementos decorativos. Por outro lado, pretendia-se uma construção prática, funcional e eficiente que atendesse às necessidades quotidianas dos utilizadores, como a utilização de grandes janelas para aproveitar ao máximo a luz natural (doc. 6). (20)

Sem comentários:

Enviar um comentário